Apesar da Associação de Críticos de Filmes de Los Angeles estar longe de ser uma prévia do Oscar, uma vez que apenas um filme coincidiu como Melhor Filme para ambos na última década – Guerra ao Terror, em 2009, suas escolhas como melhores do ano no Cinema acabam sempre entre os indicados da Academia. Se você pegar os eleitos da LAFCA desde sua fundação em 1975, perceberá que na maioria dos casos, os filmes e artistas eleitos trabalharam com temas bastante humanistas ou pelo menos, com ênfase na natureza humana.
Em 1975, Um Estranho no Ninho (One Flew Over the Cuckoo’s Nest) e Um Dia de Cão (Dog Day Afternoon)empataram como Melhor Filme. Para quem não conhece, o primeiro relata o caso de Randall McMurphy (vivido por Jack Nicholson) que, ao se fingir de louco para escapar do trabalho árduo da prisão, descobre as injustiças do sistema ditatorial de um hospício com seus pacientes, enquanto que o segundo conta a história verídica de um assaltante de banco (Al Pacino) que queria roubar apenas para poder pagar a operação de troca de sexo de seu parceiro. Percebe-se que essa seleção da LAFCA já se tornara padrão de qualidade desde o início e isso se permeou nas décadas seguintes.
Ao contrário da Academia, que muitas vezes premiou seus Melhores Filmes utilizando a grandiosidade do espetáculo como parâmetro de qualidade (vide Sinfonia de Paris (1951), O Maior Espetáculo da Terra (1952), A Volta ao Mundo em Oitenta Dias (1956), Oliver! (1968)e Dança com Lobos (1990)), a LAFCA prefere uma história bem contada, preferencialmente de temática humanista. Prova disso é a escolha da animação Wall-E como Melhor Filme de 2008.
Este ano, apesar de A Árvore da Vida ter levado 2 prêmios (Melhor Diretor e Roteiro), foi Os Descendentes, de Alexander Payne, que venceu como Melhor Filme. Toda a grandiosidade do tema do filme de Terrence Mallick sucumbiu diante do tema humano do filme de Payne que, com este prêmio, leva seu terceiro LAFCA de Melhor Filme (premiado antes por As Confissões de Schmidt e Sideways – Entre Umas e Outras).
Outra característica dos selecionados da LAFCA é o aumento de atores estrangeiros. As coreanas Jeong-Hie Yun e Hye-Ja Kim foram premiadas como Melhor Atriz este ano e ano passado, respectivamente, batendo favoritismos americanos como Natalie Portman, Meryl Streep e Annete Bening. Em 2009, o francês Niels Arestrup venceu como Ator Coadjuvante pelo ótimo O Profeta, desbancando Christian Bale e Geoffrey Rush, e a australiana Jackie Weaver, pelo Reino Animal, venceu a favorita Melissa Leo como Atriz Coadjuvante.
Falando em Atriz Coadjuvante, a jovem atriz americana Jessica Chastain explodiu este ano, coincidindo várias produções lançadas no mesmo ano, tanto que a LAFCA fez questão de mencioná-las como forma de conjunto da obra. Pelo seu histórico, Chastain iniciou na carreira como dançarina de uma companhia de dança, partindo em seguida para o teatro shakespeariano, interpretando Juilliard em Romeu e Julieta. É sempre gratificante ver novos talentos surgindo diante de tantos atores medíocres atuais, que não merecem a atenção e o salário elevadíssimo. Na ala masculina, vale ressaltar o ótimo ator Michael Fassbender, que foi descoberto pelo filme independente Hunger, de Steve McQueen, de 2008. Apesar do ator alemão ter participado de grandes produções como 300 e Bastardos Inglórios, foi em papéis de filmes menores que Fassbender conseguiu maior reconhecimento, como na produção inglesa Fish Tank, de Andrea Arnold. Este ano, ele conciliou produções hollywoodianas com independentes. Soube dar a profundidade devida ao personagem Magneto do filme X-Men: Primeira Classe, não devendo nada à performance de Ian McKellen pelo mesmo papel nos filmes anteriores. E interpretou ninguém menos que Carl Jung no filme Um Método Perigoso, de David Cronnenberg.
MELHOR FILME
Os Descendentes, de Alexander Payne
2º Lugar: A Árvore da Vida, de Terrence Mallick
MELHOR DIRETOR
Terrence Mallick (A Árvore da Vida)
2º Lugar: Martin Scorsese (A Invenção de Hugo Cabret)
MELHOR ATOR
Michael Fassbender (Shame) (Um Método Perigoso) (Jane Eyre) (X-Men: Primeira Classe)
2º Lugar:Michael Shannon (O Abrigo)
MELHOR ATRIZ
Jeong-Hie Yun (Poesia)
2º Lugar: Kirsten Dunst (Melancolia)
MELHOR ATOR COADJUVANTE
Christopher Plummer (Toda Forma de Amor)
2º Lugar: Patton Oswalt (Jovens Adultos)
MELHOR ATRIZ COADJUVANTE
Jessica Chastain (A Árvore da Vida) (Histórias Cruzadas) (O Abrigo) (Coriolanus) (No Limite da Mentira) (Em Busca de um Assassino)
2º Lugar: Janet McTeer (Albert Nobbs)
MELHOR ROTEIRO
Asghar Farhadi (A Separação)
2º Lugar: Alexander Payne, Nat Faxon e Jim Rash (Os Descendentes)
MELHOR FOTOGRAFIA
Emmanuel Lubezki (A Árvore da Vida)
2º Lugar: Cao Yu (The City of Life and Death)
MELHOR DIREÇÃO DE ARTE
Dante Ferretti (A Invenção de Hugo Cabret)
2º Lugar: Maria Djurkovic (Tinker Taylor Soldier Spy)
MELHOR TRILHA MUSICAL
The Chemical Brothers (Hanna)
2º Lugar: Cliff Martinez (Drive)
MELHOR FILME ESTRANGEIRO
The City of Life and Death, de Chuan Lu (China)
2º Lugar: A Separação, de Asghar Farhadi (Irã)
MELHOR DOCUMENTÁRIO
The Cave of Forgotten Dreams, de Werner Herzog
2º Lugar: The Arbor, de Clio Barnard
MELHOR FILME DE ANIMAÇÃO
Rango, de Gore Verbinski
2º Lugar: As Aventuras de Tintim, de Steven Spielberg
NEW GENERATION Award
Antonio Campos, Sean Durkin, Josh Mond e Elizabeth Olsen (Martha Marcy May Marlene)
CAREER ACHIEVEMENT
Doris Day
THE DOUGLAS EDWARDS EXPERIMENTAL/ INDEPENDENT FILM/ VIDEO Award
Spark of Being, de Bill Morrison