Michel Hazanavicius ganha o DGA Award

Michel Hazanavicius recebe a honraria das mãos de Tom Hooper, vencedor do ano anterior

 

Ao que parece, já temos um diretor com uma mão no Oscar de Melhor Diretor! Michel Hazanavicius pode não ter levado o Globo de Ouro da categoria, mas o DGA Award já o encaminha para a estaueta do Oscar. Como já dito num post anterior, apenas em 6 ocasiões o vencedor do DGA não saiu com o Oscar. Não sei se é mau agouro, mas dessas 6 diferenças, 2 aconteceram ns últimos 11 anos. Em 2001, Ang Lee perdeu para Steven Soderbergh, e em 2003, Rob Marshal cedeu seu lugar para Roman Polanski.

Se há alguma chance disso acontecer este ano? Claro que existe! Vamos relembrar os concorrentes do Sr. Hazanavicius:

– Alexander Payne (Os Descendentes)

– Martin Scorsese (A Invenção de Hugo Cabret)

– Woody Allen (Meia-Noite em Paris)

– Terrence Malick (A Árvore da Vida)
Desses quatro, 2 diretores já ganharam o Oscar: Woody Allen em 1978, por Noivo Neurótico Noiva Nervosa, e mais recentemente, Martin Scorsese por Os Infiltrados em 2007. Já Alexander Payne e Terrence Malick conquistaram suas segundas indicações nessa categoria. Seria uma competição bem árdua para Hazanavicius em sua primeira indicação, mas ele tem a seu favor os diversos prêmios da crítica americana e internacional, como a de Cannes. Além disso, como O Artista não foi selecionado para representar a França na categoria de Filme Estrangeiro, suas chances aumentam.

Infelizmente O Artista só deve estrear por aqui no dia 10 de fevereiro, mas trata-se de um trabalho muito bem realizado técnica e artisticamente (repare na fotografia PB e na direção de arte que homenageia Hollywood na década de 20). Em entrevistas, Michel Hazanavicius admite que estudou bastante os filmes dessa época e a importância de uma iluminação, trilha musical e atuação para compensar a falta de som como forma de expressão. E convenhamos: precisa ter muita coragem para ir na contramão dos filmes em 3D de hoje ao realizar um filme preto-e-branco e mudo. Resta saber se o Oscar vai se render à essa coragem.

Anúncios
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: