Começando bem 2014: indicados ao DGA, PGA e WGA

Que tal menos filmes em 3D em 2014? (photo by

Que tal menos filmes em 3D em 2014? (photo by http://www.dailyfinance.com)

Ooooiii, pessoal! Feliz Ano Novo pra todos! Chego de volta a São Paulo e vejo uma caixa de entrada de e-mail abarrotada de mensagens de premiações e indicações louquinhas pra serem abertas e discutidas. Ao contrário do que fiz em outros anos, vou juntar tudo em apenas um post, porque estou no espírito de férias ainda! Não, não… brincadeirinha! Com uma safra tão rica de produções, é interessante ver as escolhas de três sindicatos que apontam os grandes favoritos ao Oscar.

DGA images

Dentre eles, o mais acertivo continua sendo o DGA (Directors Guild of America). Em apenas sete (!) vezes, o vencedor não coincidiu com o vencedor do Oscar de direção. Até o ano passado, quando Ben Affleck ficou estranhamente de fora da categoria, o último vencedor do DGA que não repetiu a façanha no Oscar foi Rob Marshall (Chicago) em 2003! Este ano, o páreo estava duríssimo. Não tinha como não deixar de lado alguns nomes consagrados. Assim, Alexander Payne (Nebraska), Spike Jonze (Ela) e Joel e Ethan Coen (Inside Llewyn Davis) foram eliminados por um nariz de diferença. Confira os selecionados:

DIRECTORS GUILD AWARDS

AlfonsoCuaron.ashxAlfonso Cuarón (Gravidade)
O diretor mexicano é um ótimo exemplo de como um profissional estrangeiro consegue atingir maturidade na indústria americana. Cuarón sempre primou por sua marca imagética. Seja um filme poético como A Princesinha, um blockbuster (Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban), um road movie pós-moderno (E Sua Mãe Também) ou criando um novo marco tecnológico (Gravidade), o diretor de fotografia e colaborador assíduo, Emmanuel Lubezki, foi sempre fundamental em sua escrita. Seria uma grata surpresa uma dupla vitória neste Oscar: direção para Cuarón e o merecidíssimo de fotografia para Lubezki.

Paul Greengrass (Capitão Phillips)PaulGreengrass.ashx
Descoberto pelo ótimo drama Domingo Sangrento, que lhe rendeu o Urso de Ouro em 2002, o britânico Greengrass criou um nicho no cinema contemporâneo no qual ele pode trabalhar a linguagem documental numa ficção, gerando uma veracidade que espanta e emociona o público. Ele conseguiu essa proeza em Vôo United 93 na recriação do atentado terrorista do 11 de setembro e nesse episódio de pirataria moderna de Capitão Phillips, criando uma tensão interminável. Também emprestou seu estilo à série de ação e espionagem de Jason Bourne em A Supremacia Bourne e O Ultimato Bourne, que obrigou os produtores de James Bond a repensar a criação de Ian Fleming.

Steve McQueen (12 Anos de Escravidão)SteveMcQueen.ashx
Artista plástico premiado, este diretor britânico, que compartilha o mesmo nome artístico do ator Steve McQueen, está em extrema ascensão em apenas seu terceiro longa. Como bom entendedor do poder da imagem para uma história, ele busca aqueles enquadramentos que possam dizer algo sobre o filme que vemos. Em Shame, por exemplo, ele usa e abusa das linhas urbanas do cenário para contar um pouco mais sobre o personagem viciado em sexo numa cidade que ostenta a civilidade. Sendo um negro e com um filme sobre escravidão na manga, Steve McQueen corre na frente, afinal, eles adorariam a manchete: “O primeiro diretor afro-americano a ganhar um Oscar”. Sinceramente, espero que ele ganhe por méritos profissionais, e não raciais, pois trata-se de uma voz singular no cinema contemporâneo.

David O. Russell (Trapaça)DavidORussell.ashx
“Há um parafuso faltando aqui”, pensava eu ao falar de David O. Russell, na época em que vi Três Reis (1999) e Huckabees: A Vida é uma Comédia (2004). Não que isso seja ruim. Muito pelo contrário! Ele tinha um senso de humor bastante incomum que me atraía, mas eu sentia que ele não conseguiria decolar em Hollywood apenas com aquilo. Felizmente, nosso David O. Russell amadureceu seu cinema e nos entregou ótimos filmes como os recentes O Vencedor (2010) e O Lado Bom da Vida (2012). De longe, concordo, são filmes que você não dá nada. Não tem uma grandiosidade de um gladiador ou um grande navio afundando, mas ele explora tão bem a humanidade das histórias simples que fica impossível não lhe dar crédito. Além disso, tem se tornado um dos melhores diretores de atores dos últimos anos. Já conquistou sete indicações e três Oscars de atuação de seus elencos: Melissa Leo, Christian Bale e Jennifer Lawrence. Tem tudo pra conquistar mais com Trapaça e pode se tornar a grande surpresa da categoria.

scorsesewolf.ashxMartin Scorsese (O Lobo de Wall Street)
O que dizer de Marty? Nem posso dizer que ele é como vinho, que fica melhor a cada ano, pois também dirigiu obras-primas como Taxi Driver (1976) e Touro Indomável (1980) no passado. Mas definitivamente não existe diretor mais apaixonado por Cinema do que Scorsese. Isso já estava provado nas incontáveis entrevistas e no apoio às restaurações de películas antigas e perdidas no tempo. Ele comprovou essa paixão numa tocante homenagem à Sétima Arte e a Georges Méliès em A Invenção de Hugo Cabret. Talvez a polêmica sobre sexo e drogas de O Lobo de Wall Street atrapalhe na conquista de mais uma indicação ao Oscar, mas se ele está nesta lista, não acredito que seja favorecimento nenhum. Martin Scorsese cria filmes atemporais.

Ainda está cedo para previsões de vitória, mas até o momento, Alfonso Cuarón e Steve McQueen dividem a ponta, com David O. Russell cheirando o cangote deles logo atrás. E o vencedor tem 99% de vitória no Oscar, pois não creio em duas exceções consecutivas na história do DGA.

PGA headerJá o sindicato de Produtores teve uma tarefa mais fácil. Ou pelo menos, menos árdua do que o DGA, afinal poderiam selecionar 10 produções. Contudo, com uma grande variedade de candidatos de boa qualidade, dez vagas também não deram conta de tudo.

Vale destacar a importante marca para a produtora Megan Ellison (da Annapurna Pictures). Ela foi a única a conquistar duas indicações com Trapaça e Ela. Megan poderia ter conquistado três, mas Foxcatcher foi adiado para 2014. No ano passado, ela produziu dois filmes de qualidade e que ainda geraram discussão acalorada na mídia e na temporada de premiações: O Mestre e A Hora Mais Escura. Numa Hollywood dominada por produtores covardes e que só pensam em lucro, a presença de Megan Ellison me enche de esperança. Claro que ninguém é de ferro. Ela vai produzir o reboot de uma nova trilogia de O Exterminador do Futuro, que começa em 2015. Mas mesmo assim, acredito que ela não fará apenas pelas bilheterias. Guardem o nome dela, pois mais conquistas importantes estão por vir.

A produtora Megan Ellison (à dir) ao lado da diretora Kathryn Bigelow e da bela atriz Jessica Chastain na festa do Globo de Ouro 2013. (photo by www.vanityfair.com)

A produtora Megan Ellison (à dir) ao lado da diretora Kathryn Bigelow e da bela atriz Jessica Chastain na festa do Globo de Ouro 2013. (photo by http://www.vanityfair.com)

MELHORES PRODUTORES – LONGAS-METRAGENS

Trapaça (American Hustle)
Blue Jasmine (idem)
Capitão Phillips (Captain Phillips)
Clube de Compras Dallas (Dallas Buyers Club)
Gravidade (Gravity)
Ela (Her)
Nebraska
Walt nos Bastidores de Mary Poppins (Saving Mr. Banks)
12 Anos de Escravidão (12 Years a Slave)
O Lobo de Wall Street (The Wolf of Wall Street)

Em 2011, o PGA decidiu estender seus indicados para 10 fixos, o que não ocorre no Oscar, onde pode haver de 5 a 10. Vale ressaltar também o alto índice de acertos de vencedores em relação à Academia. Em seus 24 aninhos de existência, o PGA elegeu 17 vezes o vencedor de Melhor Filme no Oscar, incluindo os recentes Argo e O Artista. A última divergência ocorreu em 2007, quando Pequena Miss Sunshine perdeu para Os Infiltrados.

Para a edição de 2014, as ausências mais sentidas foram Inside Llewyn Davis – Balada de um Homem Comum e Fruitvale Station: A Última Parada pela alta participação nas últimas listas de críticos. Mas vale citar também Álbum de Família, All is Lost e Philomena, que conseguiu uma indicação ao Globo de Ouro.

Dentre os 10 candidatos, Trapaça, 12 Anos de Escravidão e Gravidade largam na frente, mas Ela pode roubar o show sem grandes dificuldades por ser querido pela crítica. Por outro lado, se pensarmos em bilheteria, Gravidade tem todas as cartas por ter faturado mais de 600 milhões de dólares mundo afora, muito longe dos 208 milhões do segundo lugar Capitão Phillips. No Oscar, eu ainda acho que Gravidade deverá se concentrar nos prêmios mais técnicos como fotografia, montagem e som.

Gravidade: no páreo para o DGA e PGA (photo by www.beyondhollywood.com)

Gravidade: no páreo para o DGA e PGA (photo by http://www.beyondhollywood.com)

MELHORES PRODUTORES – ANIMAÇÕES

Os Croods (The Croods)
Meu Malvado Favorito 2 (Despicable Me 2)
Reino Escondido (Epic)
Frozen: Uma Aventura Congelante (Frozen)
Universidade Monstros (Monsters University)

Sem um dos grandes favoritos fora do páreo por não pertencer ao sindicato americano, a animação japonesa Vidas ao Vento, de Hayao Miyazaki, a categoria conta apenas com produções de grandes estúdios como Disney, Pixar, Dreamworks e Universal. Porém, essa ausência não deve reduzir as chances de Miyazaki conseguir sua segunda estatueta do Oscar. Ainda não conferi Frozen, mas premiaria Os Croods pela alta abrangência de público-alvo de sua história de uma família das cavernas se adaptando às mudanças na Terra.

Os Croods: caminho mais livre para o PGA (photo by www.beyondhollywood.com)

Os Croods: caminho mais livre para o PGA (photo by http://www.beyondhollywood.com)

MELHORES PRODUTORES – DOCUMENTÁRIOS

A Place at the Table
Far Out Isn’t Far Enough
Life According to Sam
We Steal Secrets: The Story of WikiLeaks
Which Way is the Front Line From Here? The Life and Time of Tim Hetherington

Com o documentário História que Contamos, de Sarah Polley, fora da competição, o grande favorito fica sendo We Steal Secrets, que aborda a história do WikiLeaks do exilado Julian Assange. Conta muito a favor ter o diretor Alex Gibney, de Um Táxi Para a Escuridão, que ganhou o Oscar em 2008. Infelizmente, não há previsão de estréia no Brasil para a maioria dos documentários, o que dificulta a análise dessa categoria.

Julian Assange no documentário de Alex Gibney (photo by www.elfilm.com)

Julian Assange no documentário de Alex Gibney (photo by http://www.elfilm.com)

Dos três sindicatos, o WGA é o menos badalado. Mas não porque se trataria de um prêmio menor, mas suas regras inviabilizam indicações de trabalhos pertinentes. Como os demais prêmios, ele exige a filiação do profissional ao sindicato, mas também a exigência da produção do filme sob a sua jurisdição, o que implica em mais regras que eliminam bons candidatos.

Desse modo, as estatísticas de acerto são bem menores. Os excluídos pela regra deste ano incluem: John Ridley (12 Anos de Escravidão), Steve Coogan e Jeff Pope (Philomena), Ryan Coogler (Fruitvale Station: A Última Parada), Peter Morgan (Rush: No Limite da Emoção) e Abdellatif Kechiche e Ghalia Lacroix (Azul é a Cor Mais Quente). Já os trabalhos originais incluem: Alfonso Cuarón e Jonas Cuarón (Gravidade), Joel e Ethan Coen (Inside Llewyn Davis), Kelly Marcel e Sue Smith (Walt nos Bastidores de Mary Poppins) e Jason Reitman (Refém da Paixão).

Claro que se levarmos em consideração que a Academia também premia roteiros desclassificados pela WGA, essas exclusões não pesariam tanto na temporada. Só para citar um exemplo, o roteiro de Quentin Tarantino para Django Livre foi cortado da WGA, mas ganhou o Oscar.

ROTEIRO ORIGINAL

Eric Singer, David O. Russell (Trapaça)
Woody Allen (Blue Jasmine)
Craig Borten, Melisa Wallack (Clube de Compras Dallas)
Spike Jonze (Ela)
Bob Nelson (Nebraska)

ROTEIRO ADAPTADO

Tracy Letts (Álbum de Família)
Richard Linklater, Ethan Hawke, Julie Delpy (Antes da Meia-Noite)
Billy Ray (Capitão Phillips)
Peter Berg (O Grande Herói)
Terence Winter (O Lobo de Wall Street)

O diretor e roteirista Richard Linklater entre os atores e roteiristas Julie Delpy e Ethan Hawke no set de Antes da Meia-Noite (photo by www.elfilm.com)

O diretor e roteirista Richard Linklater entre os atores e roteiristas Julie Delpy e Ethan Hawke no set de Antes da Meia-Noite (photo by http://www.elfilm.com)

ROTEIRO DE DOCUMENTÁRIO

David Riker, Jeremy Scahill (Guerras Sujas)
Sara Lukinson, Michael Stevens (Herblock: The Black & the White)
Janet Tobias, Paul Laikin (No Place on Earth)
Sarah Polley (Histórias que Contamos)
Alex Gibney (We Steal Secrets: The Story of WikiLeaks)

Indicados ao BAFTA Rising Star de 2014 (photo by www.empireonline.com)

Indicados ao BAFTA Rising Star de 2014, do topo da esquerda à direita: Dane DeHaan, Lupita Nyong’o, Léa Seydoux, Will Poulter e George MacKay (photo by http://www.empireonline.com)

Também gostaria de aproveitar o post para divulgar os indicados ao Rising Star do BAFTA, concedido a um ator ou atriz revelação que se destacou no ano. Vencedores recentes incluem Juno Temple, Tom Hardy e Kristen Stewart. Porém, vale lembrar que os vencedores são eleitos pelo público, o que quase sempre resulta em vitória injusta. Talentos como Michael Fassbender, Carey Mulligan e Alicia Vikander já concorreram, mas perderam em edições anteriores. Particularmente, tenho certa aversão às escolhas do público como no MTV Movie Awards. Se dependesse dos votos na internet, os melhores filmes de todos os tempos seriam Star Wars e O Senhor dos Anéis para toda a eternidade…

Dane DeHaan
George MacKay
Lupita Nyong’o
Will Poulter
Léa Seydoux

* Fique atento às datas: O PGA divulga seus vencedores no dia 19 de janeiro. O DGA no dia 25, enquanto o WGA fica para o dia 1º de fevereiro.

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13 Comentários

  1. Oi Wiiinston, Feliz ano novo!
    ótimo post informativo! vai me ajudar a vencer o bolão Oscar 2014 😀

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    • Oi, Paty! Feliz Ano pra vc tb! Pois é, sei o risco que estou correndo ao entregar de bandeja os louros do bolão… Mas tá bom. Gosto de informar e discutir cinema de qualquer jeito! Valeu pelo elogio! Bjks

      Responder
  2. Hugo

     /  janeiro 9, 2014

    Que bom q vc voltou a postar! Muito boa sua análise dos prêmios dos sindicatos. Só uma correção: David O. Russell já teve 3 de seus atores premiados com o Oscar: Christian Bale, Melissa Leo e Jennifer Lawrence. Agora só falta o de melhor ator.

    Responder
    • Olá, Hugo! Feliz Ano novo pra vc! E obrigado pela correção. Já consertei minha gafe nos Oscars sob a direção de David O. Russell. Aliás, pelo que estou acompanhando, ele tem tudo para conquistar outro Oscar para Jenny Lawrence. Dizem que seu papel em “Trapaça” está irresistível. Pena que tem muito filme que só vai estrear em fevereiro! Nessas horas que eu queria uma credencial de jornalista pra assisti-los antes… Um forte abraço!

      Responder
  3. Layane

     /  janeiro 9, 2014

    Já assisti Trapaça. E se JLaw ganhar o Oscar vai ser uma injustiça, a Lupita tem um personagem melhor e uma atuaçao superior, gostei mesmo foi do Christian Bale, ele é ótimo!

    Responder
    • Oi, Layane! Feliz Ano Novo! Aonde vc assistiu “Trapaça”?? Nossa, vc é a primeira pessoa que me fala que a JLaw não merece ganhar. Mas também li muitas boas críticas à performance de Lupita. Às vezes, o papel destaca uma atuação regular… Christian Bale é um camaleão. Espero que ele tenha um ótimo personal trainer, pq as estrias adoram aqueles que ganham e perdem peso! Bjos.

      Responder
  4. Layane

     /  janeiro 9, 2014

    Feliz Ano Novo pra você também! Assisti na internet mesmo, estava tão ansiosa que não podia esperar a estreia! E realmente não acho que ela mereça. Fiquei muito feliz com a indicação da Amy Adams no BAFTA, talvez ela chegue ao Oscar!

    Responder
    • Hmm… Tenho pensado em baixar filmes pra não ficar tão à mercê das estratégias marqueteiras das distribuidoras. No ano passado, eu tive que escrever um artigo para o Oscar para outro site e ainda não tinha visto o “A Hora Mais Escura”. Entrei em pânico. Mas felizmente me deram mais uma semana de prazo e consegui ver na telona. Quem sabe este ano… hehe Posso estar enganado, mas acho difícil a Amy Adams repetir o feito do BAFTA. Não se trata da qualidade da atuação dela, mas é que este ano a competição entre as atrizes está um “grupo da morte”. Blanchett, Bullock, Dench, Streep e Thompson devem ser as finalistas. Mas pelo menos as indicações inspiram a Adams a progredir sempre!

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  5. Hugo

     /  janeiro 9, 2014

    Será que já vão dar um outro Oscar pra Jennifer Lawrence? Talvez teria sido melhor ter esperado para premiá-la nesse ano. Eu gosto muito de J. Law, mas não gostei de “O Lado Bom da Vida”. Achei um filme muito bobo pra render um prêmio de melhor atriz.

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    • Pensei na mesma coisa: “Poderiam ter aguardado o ano seguinte pra premiar a JLaw”. Mas o Oscar tem muito disso: senso de justiça que sai pela culatra. Depois que os prêmios são dados e passam-se alguns anos, é comum escutar: “Como preteriram Rede de Intrigas pra premiar Rocky? Por que Cidadão Kane perdeu pra Como Era Verde o Meu Vale?”. Eu mesmo já levantei inúmeras hipóteses como: “Por que premiaram Kramer vs. Kramer no lugar de Apocalypse Now? (levando em conta que eu só tinha visto o segundo)”. Aí meu pai me disse uma coisa simples: “Provavelmente o momento pedia um drama, não uma guerra”. Enfim, por isso que o Oscar é o Oscar, né? Bom, mas voltando à JLaw, a última vez que disse: “Não vão premiar porque acabou de ganhar uma estatueta”, acabei queimando a língua porque Christoph Waltz ganhou pela segunda vez! Às vezes a Academia tem esses “momentos” e quer criar novos recordes como as duas vitórias consecutivas de Spencer Tracy ou Tom Hanks. Acho que se a Jennifer agradou público e crítica, ela deve ganhar independente de seu histórico. Agora, analisando friamente, ela continua sendo boa atriz e uma estrela em ascensão com esses Hunger Games da vida… ah! E tem o novo X-Men, que ela fará a Mística pela segunda vez. E… ano passado eu daria o Oscar para a Jessica Chastain.

      Responder
  6. Hugo

     /  janeiro 10, 2014

    Eu estava torcendo para Riva, a interpretação dela me tocou. Acho que a Jessica vai ter melhores oportunidades para ser premiada.

    Também descartei totalmente a vitória de Waltz no ano passado. Nunca imaginei que fossem premiá-lo novamente em um espaço tão curto de tempo. Um ator estrangeiro, dirigido em ambos os filmes pelo mesmo diretor e em personagens com características comuns; realmente surpreendeu!

    Se Jennifer Lawrence ganhar, acho que será a artista mais jovem a conquistar duas estatuetas. Ela vai obter o mesmo aproveitamento de vitórias que a Meryl Streep carregou por quase trinta anos (1 Oscar de atriz principal e 1 de coadjuvante). Apesar de Jennifer ter recebido muitos prêmios da crítica, a minha aposta ainda não é ela. Talvez eu me engane de novo.

    Muito bom trocar idéia com vc. Abraço.

    Responder
    • Eu também gostei da Emmanuelle Riva, mas acho que essa coisa de “premiem a Riva porque ela não terá outra oportunidade” falou mais alto. Se fosse assim, só teríamos vencedores geriátricos! hehe Lauren Bacall teria batido Juliette Binoche. Gloria Stuart/ Kim Basinger. Hal Holbrook/ Javier Bardem. Peter O’Toole/ Forest Whitaker. Enfim, eu realmente acredito que atores mais experientes costumam apresentar trabalhos mais consistentes, mas nem sempre são os melhores do ano.

      Quanto a Waltz, apesar de ter semelhanças com o Coronel Landa, acho seu papel como um dentista caçador de recompensas muito interessante. Tarantino escreveu os diálogos já pensando na eloquência do ator. E a respeito da competição, ele teve leve vantagem porque todos os concorrentes já tinham ganhado um Oscar.

      Pois é, Jennifer Lawrence teria o mesmo aproveitamento da jovem Meryl Streep, mas com alguns anos a menos de carreira. Lawrence parece ter um dom e carismas naturais que facilitam a transição de dramas independentes para blockbusters. Streep sempre preferiu papéis mais adultos e possui ampla experiência nos palcos, algo que falta a Lawrence. Mas duvido que o agente dela perderia os milhões do cinema para o teatro…

      Também adoro bate-papos sobre isso, Hugo. Tem um amigo meu que me batizou de “Award Freak”! Abs.

      Responder

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