
No centro, Jordan Peele levanta o prêmio de Melhor Filme do Independent Spirit Awards por Corra! (pic by latimes.com)
FILME DE TERROR PODE ENTRAR PARA O HALL DOS VENCEDORES DO INDEPENDENT E OSCAR
Os tempos mudaram no Independent Spirit… Antigamente, o vencedor do prêmio passava bem longe do Oscar que acontece sempre no dia seguinte. De alguns anos pra cá, tem rolado uma dobradinha Independent-Oscar. Foi assim com O Artista, 12 Anos de Escravidão, Birdman, Spotlight e Moonlight.
O fato é que a indústria de cinema mudou desde a crise econômica dos EUA (por volta de 2008), e desde então, os estúdios e as premiações têm preferido produções de menor orçamento, pensando tanto em margem de lucro quanto qualidade. E nesse aspecto, o Independent Spirit se consagrou o eleito da temporada de premiações como novo parâmetro, pois seu regulamento exige que os indicados tenham orçamento de até 20 milhões de dólares, caso contrário, não compete.
Essa regra fundamental do Independent excluiu este ano filmes do Oscar como O Destino de uma Nação, Dunkirk e The Post, abrindo caminho para outros artistas menos favoritos desta temporada como Timothée Chalamet, que venceu o prêmio de Melhor Ator, no lugar do vitorioso frequente Gary Oldman. É claro que a um dia da cerimônia do Oscar, os votos já foram computados e o resultado do Independent pouco vai influenciar, mas ele já costuma dar um forte indicativo das intenções de votos de muitos membros da Academia.

Timothée Chalamet sobe eufórico para receber o prêmio de Melhor Ator por Me Chame Pelo Seu Nome (pic by Tommaso Boddi, Getty Images throught USA Today)
Infelizmente, Chalamet foi a única surpresa das categorias de atuação diante do predomínio do favoritismo de Frances McDormand, Sam Rockwell e Allison Janney. Já nas categorias principais, as vitórias de Corra! e seu diretor Jordan Peele podem significar que o filme não está descartado na corrida das apostas perante Três Anúncios Para um Crime e A Forma da Água. Aliás, a vitória de Greta Gerwig na categoria de Melhor Roteiro pode indicar a possibilidade de ela receber a estatueta no Oscar como forma de compensação por perder como Diretora por Lady Bird.

Greta Gerwig é ovacionada enquanto recebe o prêmio de roteiro por Lady Bird. Pic by filmindependent.com
Mas voltando à vitória de Corra!, foi bem interessante ver que as duas figuras que se encarregaram de apresentar os prêmios de Diretor e Filme foram dois artistas negros do passado e do presente: o diretor Spike Lee e o ator sensação de Pantera Negra, Chadwick Boseman, respectivamente.
Importante lembrar que outros indicados ao Oscar como o filme chileno Uma Mulher Fantástica e o documentário Visages Villages também saíram premiados no Independent Spirit como Filme em Língua Estrangeira e Documentário, respectivamente.
Vencedores do 33º INDEPENDENT SPIRIT AWARDS
MELHOR FILME
- CORRA! (Get Out)
Produtores: Jason Blum, Edward H. Hamm Jr., Sean McKittrick, Jordan Peele
MELHOR FILME DE DIRETOR ESTREANTE
- INGRID GOES WEST
Diretor: Matt Spicer
Produtores: Jared Ian Goldman, Adam Mirels, Robert Mirels, Aubrey Plaza, Tim White, Trevor White
PRÊMIO JOHN CASSAVETES – Concedido a uma produção com orçamento abaixo de 500 mil dólares.
- Life and nothing more
Roteirista/Diretor: Antonio Méndez Esparza
Produtores: Amadeo Hernández Bueno, Alvaro Portanet Hernández, Pedro Hernández Santos
MELHOR DIRETOR
- Jordan Peele (Corra!)
MELHOR ROTEIRO
- Greta Gerwig (Lady Bird)
MELHOR ROTEIRO DE ESTREANTE
- Emily V. Gordon, Kumail Nanjiani (Doentes de Amor)
MELHOR FOTOGRAFIA
- Sayombhu Mukdeeprom (Me Chame Pelo seu Nome)
MELHOR MONTAGEM
- Tatiana S. Riegel (Eu, Tonya)
MELHOR ATRIZ
- Frances McDormand (Três Anúncios Para um Crime)
MELHOR ATOR
- Timothée Chalamet (Me Chame Pelo seu Nome)
MELHOR ATRIZ COADJUVANTE
- Allison Janney (Eu, Tonya)
MELHOR ATOR COADJUVANTE
- Sam Rockwell (Três Anúncios Para um Crime)
PRÊMIO ROBERT ALTMAN – Concedido ao diretor, diretor de casting e ao elenco
- Mudbound: Lágrimas Sobre o Mississippi (Mudbound)
Diretor: Dee Rees
Diretores de Casting: Billy Hopkins, Ashley Ingram
Elenco: Jonathan Banks, Mary J. Blige, Jason Clarke, Garrett Hedlund, Jason Mitchell, Rob Morgan, Carey Mulligan
MELHOR DOCUMENTÁRIO
- Visages Villages
Diretores: Agnés Varda, JR
Produtora: Rosalie Varda
MELHOR FILME INTERNACIONAL
- Uma Mulher Fantástica (Una Mujer Fantástica)
Chile
Dir: Sebastián Lelio
PRÊMIO BONNIE – Este prêmio inaugural reconhecerá uma diretora no meio de sua carreira com um prêmio de 50 mil dólares.
- Chloé Zhao
PRÊMIO JEEP TRUER THAN FICTION – Concedido a um diretor emergente de não-ficção que ainda não recebeu nenhum reconhecimento significante.
- Jonathan Olshefski
Diretor de Quest
PRÊMIO KIEHL’S SOMEONE TO WATCH – Reconhece um cineasta talentoso de visão singular que ainda não recebeu nenhum reconhecimento apropriado.
- Justin Chon
Diretor de Gook
PRÊMIO PIAGET DE PRODUTORES – Honra produtores emergentes, que com poucos recursos, demonstram criatividade, tenacidade e visão necessários para produzir filmes independentes de qualidade.
- Summer Shelton

O casal de roteiristas na vida real Kumail Nanjiani e Emily V. Gordon recebem o prêmio de Roteiro Estreante por Doentes de Amor (pic by Film Independent)
A 90ª cerimônia do Oscar acontece hoje, dia 04 de março, e será transmitida pelo canal TNT a partir das 22h, com tapete vermelho a partir das 20h.