‘BOHEMIAN RHAPSODY’ e ‘A FAVORITA’ vencem o EDDIE

Bohemian Rhapsody

Bohemian Rhapsody vence o prêmio do Sindicato de Montadores (pic by IMDb)

SEQUER CONSIDERADO HÁ UM MÊS, CINEBIOGRAFIA DO QUEEN CRESCE COM PRÊMIO

Na última sexta-feira, dia 01, o Sindicato de Montadores anunciou os vencedores desta 69ª edição. Dividido em duas categorias para filmes de ficção como no Globo de Ouro, o prêmio reconheceu a montagem de Bohemian Rhapsody como Drama, e de A Favorita como Comédia.

Ambos os vencedores foram indicados ao Oscar da categoria e, com a vitória, fortaleceram suas campanhas. Claro que, se for relembrar as estatísticas dos últimos 5 anos, o Eddie Award não tem garantido a estatueta da Academia: foram apenas 2 acertos (mesmo com duas apostas): Dunkirk em 2018, e Mad Max: Estrada da Fúria em 2016.

Até há pouco tempo, a montagem de Nasce uma Estrela era a favorita, porém acabou ficando de fora do Oscar e agora perdeu no sindicato. Já Bohemian Rhapsody vem numa forte crescente, mesmo após algumas críticas em relação à ordem cronológica dos eventos como o show do Queen no Rio de Janeiro. Seu grande diferencial é ser um filme “redondinho”, fácil de assistir e assimilar, mesmo não contando oficialmente com a mão do diretor Bryan Singer. Se bem que, em uma conversa com um amigo meu, temos certeza que Singer estava em contato direto com seu colaborador assíduo John Ottman.

A melhor montagem em disputa aqui pra mim era de O Primeiro Homem. Tom Cross sempre entrega bons cortes, embora o filme em si não tenha empolgado muito. De qualquer forma, o filme de Damien Chazelle ficou de fora da categoria no Oscar. Agora, se fosse falar de melhor montagem dos filmes de 2018, eu premiaria a dupla Da-won Kim e Hyun Kim do filme Em Chamas, que injustamente ficou de fora da categoria de Filme em Língua Estrangeira.

Na categoria de comédia, a vitória de A Favorita não deixa de ser surpreendente, pois Green Book e Vice eram considerados fortes candidatos, inclusive para o Oscar.  Normalmente, filmes de ação ou de guerra já saem na frente, mas na ausência de um filme desses gêneros este ano, o resultado continua sendo uma incógnita.

Curiosamente, as estatísticas do Eddie estão bem diferentes nas categorias de Animação e de Documentário. Em ambos os casos, houve 4 acertos nos mesmos últimos 5 anos. Sendo assim, os vencedores respectivos Homem-Aranha no Aranhaverso e Free Solo largam na frente na disputa pelo Oscar.

SPIDERVERSE

Animação Homem-Aranha no Aranhaverso vence o Eddie e segue na frente (pic by IMDb)

VENCEDORES DO 69º EDDIE AWARDS:

MELHOR MONTAGEM – DRAMA
John Ottman (Bohemian Rhapsody)

MELHOR MONTAGEM – COMÉDIA
Yorgos Mavropsaridis (A Favorita)

MELHOR MONTAGEM – ANIMAÇÃO
Robert Fisher, Jr. (Homem-Aranha no Aranhaverso)

MELHOR MONTAGEM – DOCUMENTÁRIO (CINEMA)
Bob Eisenhardt (Free Solo)

MELHOR MONTAGEM – DOCUMENTÁRIO (NÃO DE CINEMA)
Greg Finton, Poppy Das (Robin Williams: Come Inside My Mind)

***

A 91ª cerimônia do Oscar acontece no próximo dia 24 de fevereiro.

Anúncios
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: