‘PARASITA’ e ‘1917’ VENCEM PRÊMIOS dos SINDICATOS e AVANÇAM para o OSCAR

parasite Eddie

À direita, o montador Jinmo Yang com o inédito Eddie para um filme em língua estrangeira (pic by https://channels.vlive.tv/EBF267/vtoday/0.12611779)

SINDICATOS DIVULGAM SEUS VENCEDORES

Nesses últimos dias, três sindicatos importantes divulgaram seus vencedores: o dos produtores (PGA), dos montadores (Eddie) e dos atores (SAG). Pedimos perdão pelo atraso no post, mas estávamos fora, para inclusive conferir a pré-estréia do filme 1917, que foi o vencedor do PGA.

Bom, para quem não costuma acompanhar, os prêmios dos sindicatos servem como uma referência para ver quais filmes têm as melhores chances, já que muitos dos votantes são os mesmos da Academia, porém não garantem que os vencedores dos sindicatos serão sempre os mesmos do Oscar, uma vez que na Academia o número de membros é o maior de todos. Pensando nisso, costumamos levantar uma tabela dos vencedores dos últimos anos para que você possa fazer um breve comparativo de como andam as relações entre sindicatos e a Academia.

Começando com o Eddie Awards, existem duas categorias para Montagem: Drama e Comédia. Nesta 70ª edição do prêmio, Jinmo Yang ganhou na categoria Drama por Parasita, tornando-se o primeiro filme em língua estrangeira a vencer, enquanto Tom Eagles venceu na categoria de Comédia por Jojo Rabbit. Ambos os vencedores estão indicados para o Oscar de Melhor Montagem.

ANO EDDIE DRAMA EDDIE COMÉDIA OSCAR
2019 Bohemian Rhapsody A Favorita Bohemian Rhapsody
2018 Dunkirk Eu, Tonya Dunkirk
2017 A Chegada La La Land Até o Último Homem
2016 Mad Max: Estrada da Fúria A Grande Aposta Mad Max: Estrada da Fúria
2015 Boyhood O Grande Hotel Budapeste Whiplash
2014 Capitão Phillips Trapaça Gravidade
2013 Argo O Lado Bom da Vida Argo
2012 O Artista Os Descendentes A Invenção de Hugo Cabret
2011 A Rede Social Alice no País das Maravilhas A Rede Social
2010 Guerra ao Terror Se Beber, Não Case! Guerra ao Terror

Embora as estatísticas não sejam ruins (seis acertos nos últimos dez anos), também não são das melhores. E no mesmo período, reparem que em nenhuma vez, o vencedor de Comédia levou o Oscar, ou seja, Jojo Rabbit está praticamente descartado para ganhar este Oscar.

Se Parasita pode repetir o feito no Oscar? Claro que pode, e deve! Porém, ao contrário do ineditismo do Eddie, em caso de vitória, este seria o segundo caso de filme em língua estrangeira a ganhar depois de décadas de Françoise Bonnot pelo clássico político Z (1969), de Costa Gavras. Contudo, é importante ressaltar outra estatística. Nesses últimos dez anos, quantos vencedores de Melhor Montagem levou o Oscar de Melhor Filme? Apenas DOIS: Guerra ao Terror e Argo.

VENCEDORES DO EDDIE 2020:

MONTAGEM – DRAMA
Jinmo Yang (Parasita)

MONTAGEM – COMÉDIA
Tom Eagles (Jojo Rabbit)

MONTAGEM – ANIMAÇÃO
Axel Geddes (Toy Story 4)

MONTAGEM – DOCUMENTÁRIO (Lançado em Cinema)
Todd Douglas Miller (Apollo 11)

MONTAGEM – DOCUMENTÁRIO (Não-lançado em Cinema)
Jake Pushinsky (What’s My Name: Muhammad Ali)


1917 PGA

Com Sam Mendes no centro, 1917 vence o PGA Awards (pic by tvi24.iol.pt)

 

1917 SE TORNA FRANCO-FAVORITO 

No último sábado, dia 18, o sindicato dos produtores anunciou que o filme da Primeira Guerra Mundial de Sam Mendes foi o grande vencedor. Com essa vitória importantíssima, o filme automaticamente se tornou o franco-favorito ao Oscar de Melhor Filme.

“Trata-se de um filme que é uma homenagem a todos aqueles que defenderam os valores que todos prezamos e lutaram na Primeira Guerra Mundial e em muitos outros conflitos. Nestes tempos de divisão e conflito em todo o mundo, é apenas um lembrete para nunca darmos como certa a paz que todos herdamos”, disse a produtora Pippa Harris em seu discurso de agradecimento no PGA.

Como já mencionado anteriormente, o PGA tem uma ótima relação com o Oscar de Melhor Filme. São 21 acertos em 30 edições do prêmio, e nos últimos dez anos, os vencedores se coincidiram em oito oportunidades (veja tabela abaixo). E vale ressaltar que o sistema de voto preferencial é exatamente o mesmo utilizado no Oscar, o que reforça ainda mais a vitória de 1917.

Claro que, após esta premiação, o filme 1917 tem as melhores chances de levar o Oscar de Melhor Filme, entretanto, não se trata apenas de sindicato. Desde o Globo de Ouro, o filme de Sam Mendes se tornou a alternativa mais viável de Melhor Filme que desvia de polêmicas. 

Para aqueles que querem fugir da Netflix por discordarem que se trata de cinema, O Irlandês e História de um Casamento são cartas fora do baralho. Para aqueles que consideram Tarantino um misógino e o filme dele um tanto violento (a meia hora final), não vão votar em Era Uma Vez em… Hollywood. E para aqueles que são xenófobos ou não conseguem ler legendas enquanto assistem a um filme, certamente não votarão em Parasita. Os outros candidatos tiveram campanhas menos expressivas. Sobra o quê? 1917.

ANO PGA FILME OSCAR FILME
2019 Green Book Green Book
2018 A Forma da Água A Forma da Água
2017 La La Land Moonlight
2016 A Grande Aposta Spotlight
2015 Birdman Birdman
2014 12 Anos de Escravidão 12 Anos de Escravidão
2013 Argo Argo
2012 O Artista O Artista
2011 O Discurso do Rei O Discurso do Rei
2010 Guerra ao Terror Guerra ao Terror

PRÊMIO DARRYL F. ZANUCK DE MELHOR PRODUÇÃO DE CINEMA:

1917
Produtores:Sam Mendes, Pippa Harris, Jayne‐Ann Tenggren, Callum McDougall

MELHOR PRODUÇÃO DE ANIMAÇÃO:

TOY STORY 4
Produtores: Mark Nielsen, Jonas Rivera

MELHOR PRODUÇÃO DE DOCUMENTÁRIO:

APOLLO 11
Producers: Todd Douglas Miller, Thomas Petersen

MELHOR PRODUÇÃO DE SÉRIE EPISÓDICA – DRAMA

Succession (Season 2)

MELHOR PRODUÇÃO DE SÉRIE EPISÓDICA – COMÉDIA

Fleabag (Season 2)

MELHOR PRODUÇÃO DE MINISSÉRIE

Chernobyl

MELHOR PRODUÇÃO DE FILMES PARA TV OU STREAMING

Apollo: Missions to the Moon

MELHOR PRODUÇÃO DE NÃO-FICÇÃO PARA TV

Leaving Neverland

MELHOR PRODUÇÃO DE ENTRETENIMENTO AO VIVO & TALK SHOW

Last Week Tonight with John Oliver (Season 6)

MELHOR PRODUÇÃO DE PROGRAMA DE COMPETIÇÃO E GAME

RuPaul’s Drag Race (Season 11)


 

parasite sag

Os atores de Parasita posam para a foto histórica com o diretor Bong Joon Ho todo orgulhoso no fundo (pic by news.yahoo.com)

PARASITA É O PRIMEIRO FILME EM LÍNGUA ESTRANGEIRA A VENCER O SAG

No último domingo, foi a vez do sindicato de atores entregar seus prêmios na cerimônia. Infelizmente, o evento NÃO foi transmitido ao vivo na TNT como de costume por motivos contratuais. Apenas a TNT e a TBS dos EUA transmitiram a cerimônia.

Nas categorias individuais, infelizmente não tivemos nenhuma surpresa. Alguns apostavam em uma reviravolta de Lupita Nyong’o como Melhor Atriz ou Jennifer Lopez como Atriz Coadjuvante, já que ambas foram esnobadas do Oscar. Mas não aconteceu o mesmo do ano passado, quando Emily Blunt venceu o SAG de Coadjuvante por Um Lugar Silencioso sem ser indicada ao Oscar.

Então, tivemos os quatro favoritos levando o SAG pra casa: Joaquin Phoenix, Renée Zellweger, Brad Pitt e Laura Dern. Embora todos os discursos de agradecimento tenham sido bacanas, os melhores foram de Phoenix, que dedicou o prêmio a Heath Ledger (que ganhou o mesmo prêmio por interpretar o Coringa – e essa “normalidade” no discurso dele o ajuda muito nessa reta final para o Oscar), e de Brad Pitt, que vai “adicionar o prêmio ao perfil do Tinder”. Nessa altura do campeonato, qualquer outro ator que vencer nas quatro categorias será uma TOTAL surpresa no Oscar.

Claro que ficamos contente por esses atores. São performances boas ou ótimas, mas como quase todo mundo, adoramos uma boa surpresa. Curiosamente, quando a cerimônia do Oscar foi adiantada quase um mês, havia a promessa de que essa alteração causaria mais surpresas. Será?

Por outro lado, na categoria de Melhor Elenco, tivemos a grata surpresa do elenco sul-coreano de Parasita. Foi apenas a segunda indicação de um filme em língua estrangeira indicado ao SAG depois do italiano A Vida é Bela, e o primeiro a levar o SAG na história. Os atores presentes subiram ao palco em êxtase total e foram aplaudidos de pé por todos os presentes no evento.

“Embora o título do filme seja Parasita, acredito que a história é sobre a coexistência e como todos nós podemos conviver juntos”, abriu seu discurso o ator Song Kang-Ho. É um filme que vinha coletando inúmeros prêmios na temporada, mas poucos para o elenco em si. Havia a expectativa de que o próprio Song Kang-Ho fosse indicado a Melhor Ator Coadjuvante no Oscar, mas não se concretizou.

E ao contrário dos demais indicados ao SAG: O Escândalo, Jojo Rabbit, O Irlandês e Era Uma Vez em… Hollywood, Parasita é o único com todos os atores interagindo fortemente entre si, inclusive participando de longas sequências juntos.

Claro que Parasita já entrou para a história do SAG, mas o objetivo maior continua sendo aquele Oscar de Melhor Filme. Será que os membros da Academia estão prontos para premiar um filme legendado em 91 anos de história?

VENCEDORES DO SAG AWARDS:

CINEMA

MELHOR ELENCO
PARASITA

MELHOR ATOR
Joaquin Phoenix (Coringa)

MELHOR ATRIZ 
Renée Zellweger (Judy)

MELHOR ATOR COADJUVANTE
Brad Pitt (Era Uma Vez em… Hollywood)

MELHOR ATRIZ COADJUVANTE
Laura Dern (História de um Casamento)

MELHOR ELENCO DE DUBLÊS
Vingadores: Ultimato

TV/STREAMING

MELHOR ELENCO – SÉRIE DRAMÁTICA
The Crown

MELHOR ATOR – SÉRIE DRAMÁTICA
Peter Dinklage (Game of Thrones)

MELHOR ATRIZ – SÉRIE DRAMÁTICA
Jennifer Aniston (The Morning Show)

MELHOR ATOR – MINISSÉRIE OU FILME PARA TV
Sam Rockwell (Fosse/Verdon)

MELHOR ATRIZ – MINISSÉRIE OU FILME PARA TV
Michelle Williams (Fosse/Verdon)

MELHOR ELENCO – SÉRIE DE COMÉDIA
The Marvelous Mrs. Maisel

MELHOR ATOR – SÉRIE DE COMÉDIA
Tony Shalhoub (The Marvelous Mrs. Maisel)

MELHOR ATRIZ – SÉRIE DE COMÉDIA
Phoebe Waller-Bridge (Fleabag)

MELHOR ELENCO DE DUBLÊS EM SÉRIE DRAMÁTICA OU DE COMÉDIA
Game of Thrones

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: