NOS ÚLTIMOS 17 ANOS, O VENCEDOR DO GOTHAM LEVOU O OSCAR DE MELHOR FILME 5 VEZES
A 31ª edição do Gotham aconteceu em Nova York, nesta segunda-feira (29). Indicada em 5 categorias, o filme de estreia de Maggie Gyllenhaal conquistou 4 prêmios: Filme, Diretor Revelação, Atriz (Olivia Colman) e Roteiro (escrito pela própria diretora). Adaptado do best-seller de Elena Ferrante, o filme acompanha uma mulher que fica obcecada por uma família mais jovem durante as férias. Distribuído pela Netflix, The Lost Daughter caminha para uma boa temporada de premiações.
Por outro lado, com o mesmo número de indicações (5), o filme de estreia de Rebecca Hall, Passing (já disponível no catálogo da Netflix), saiu da cerimônia sem nenhum prêmio. Havia expectativa de premiação pelo menos para Ruth Negga na categoria de Coadjuvante, o que acabou não acontecendo.
Entre outros vencedores do Gotham que encaminharam uma boa campanha para o Oscar estão o vencedor de Filme Internacional, o japonês Drive My Car, e o vencedor de Documentário, a animação Flee. As vitórias de Emilia Jones (como Atuação Revelação) e Troy Kotsur (como Coadjuvante) pelo drama No Ritmo do Coração (CODA), podem indicar um possível favoritismo na categoria de Melhor Elenco no SAG Awards. Além das homenageadas com prêmios especiais: Jane Campion por Ataque dos Cães, Kristen Stewart por Spencer e Peter Dinklage por Cyrano.
Entre as categorias televisivas, destaque para a vitória da série sul-coreana Squid Game, ou como ficou conhecida no Brasil, Round 6, que esteve em 1º lugar em mais de 90 países e já está sendo produzida a 2ª temporada. Resta saber se a série em língua estrangeira será abraçada pelo Emmy e Globo de Ouro.
Confira todos os vencedores do 31º Gotham Awards:
MELHOR FILME
* The Lost Daughter (Netflix)
MELHOR DOCUMENTÁRIO
* Flee
MELHOR ATUAÇÃO DE PROTAGONISTA
* Olivia Colman (The Lost Daughter) – EMPATE
* Frankie Faison (The Killing of Kenneth Chamberlain) – EMPATE
MELHOR ATUAÇÃO DE COADJUVANTE
* Troy Kotsur (No Ritmo do Coração)
MELHOR ATOR/ATRIZ REVELAÇÃO
* Emilia Jones (No Ritmo do Coração)
PRÊMIO BINGHAM RAY de DIRETOR REVELAÇÃO
* Maggie Gyllenhaal (The Lost Daughter)
MELHOR ROTEIRO
* Maggie Gyllenhaal (The Lost Daughter)
MELHOR FILME INTERNACIONAL
* Drive My Car. Dir: Ryusuke Hamaguchi
SÉRIE REVELAÇÃO COM EPISÓDIOS ABAIXO DE 40 MINUTOS
* Reservation Dogs (FX)
SÉRIE REVELAÇÃO COM EPISÓDIOS ACIMA DE 40 MINUTOS
* Squid Game (Netflix)
SÉRIE REVELAÇÃO DE NÃO-FICÇÃO
* Philly D.A. (Topic, Independent Lens, PBS)
MELHOR PERFORMANCE EM NOVA SÉRIE
* Ethan Hawke (The Good Lord Bird) – EMPATE
* Thuso Mbedu (The Underground Railroad) – EMPATE