‘TUDO EM TODO LUGAR AO MESMO TEMPO’ CONQUISTA 2 GOTHAM AWARDS, incluindo MELHOR FILME

FILME DE MULTIVERSO DA A24 ABRE A TEMPORADA DE PREMIAÇÕES EM ALTA

Em cerimônia realizada nesta segunda-feira em Nova York, tivemos uma breve noção do que pode nos esperar até Março, quando acontece a 95ª edição do Oscar. A aventura multidimensional Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo saiu premiado como o Melhor Filme independente e a Melhor Performance de Coadjuvante para Ke Huy Quan.

Em seu discurso, o ator ficou bastante emocionado: “Frequentemente, são os filmes independentes que abrem as portas para atores que não têm muitas chances de encontrar oportunidades. Eu era esse tipo de ator.” Para quem não se lembra, Ke Huy Quan ficou conhecido como o ator mirim de Indiana Jones e o Tempo da Perdição (1984) e Os Goonies (1985) como o inventivo Dado. Afastou-se por quase 20 anos da profissão e, agora, em alta novamente, estará na segunda temporada da série da Marvel, ‘Loki’, além de participar do elenco de The Electric State, novo filme dos irmãos Russo.

A premiação de Ke Huy Quan anima ainda mais se lembrarmos que o último vencedor do Gotham, Troy Kotsur, acabou faturando o Oscar de Ator Coadjuvante. Ainda sobre atores, Danielle Deadwyler bateu fortes concorrentes como Cate Blanchett, Michelle Yeoh e Brendan Fraser e levou o prêmio de Melhor Performance de Protagonista pelo drama Till, no qual ela interpreta uma mãe de luto pelo filho linchado e assassinado por racistas em 1955. Infelizmente, ela não está indicada ao Independent Spirit Awards, mas esse prêmio já a coloca no mapa da categoria de Melhor Atriz. Quem sabe não teremos a segunda atriz negra a ganhar Oscar depois de Halle Berry? É difícil pelo favoritismo de Blanchett, mas até Março tem chão. Já na categoria de Performance Revelação, o prêmio ficou com a croata Gracija Filipovic no drama Murina.

Ainda sobre atores, vale lembrar que Adam Sandler e Michelle Williams foram homenageados pelo Tribute Award, uma alternativa que o Gotham Awards encontrou para alavancar as campanhas de artistas bem cotados. Em 2021, Kristen Stewart e Jane Campion foram homenageadas e acabaram no Oscar. Sandler pode concorrer por prêmios pelo filme Arremessando Alto (disponível na Netflix), enquanto Williams deve disputar como Atriz por Os Fabelmans (estreia em Fevereiro nos cinemas brasileiros).

No Gotham, não há prêmio de Direção, mas de Direção de Estreante, aqui vencida por Charlotte Wells pelo belíssimo Aftersun. No Brasil, a MUBI fez parceria com a produtora O2 Filmes, e o filme deve ser lançado nos cinemas no dia 1º de Dezembro, antes de chegar à plataforma de streaming. Aftersun, estrelado por Paul Mescal e Frankie Corio, é inspirado na relação que a diretora tinha com o pai durante viagem à Turquia.

Nas demais categorias, vale ressaltar o prêmio de Roteiro para o drama Tár, de Todd Field, mais uma vez indicando que não se trata apenas de atenção para Cate Blanchett; Filme Internacional para o francês O Acontecimento, que já havia vencido o Leão de Ouro no Festival de Veneza de 2021, mas é inelegível para o Oscar por ser de 2021; e Documentário para All That Breathes, uma co-produção de Reino Unido, Índia e EUA, sobre a proteção ambiental focada num pássaro em extinção.

Confira todos os vencedores do 32º Gotham Awards abaixo:

CINEMA

Melhor Filme
Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo (Everything Everywhere All at Once)

Diretor Revelação
Charlotte Wells (Aftersun)

Melhor Roteiro
Todd Field (Tár)

Atuação Revelação
Gracija Flipovic (Murina)

Atuação de Coadjuvante
Ke Huy Quan (Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo)

Atuação de Protagonista
Danielle Deadwyler (Till)

Melhor Filme Internacional
O Acontecimento (Happening)

Melhor Documentário
All That Breathes

TV e STREAMING

Série Revelação com Episódios Abaixo de 40 Minutos
Mo (Netflix)

Série Revelação com Episódios Acima de 40 Minutos
Pachinko (Apple+)

Atuação de Televisão
Ben Whishaw (This Is Going To Hurt)

Série Revelação de Não-Ficção
We Need to Talk About Cosby

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: