
O Maquiador Joel Harlow faz mágica na criação de personagens para Star Trek: Sem Fronteiras (pic by trueviralnews.com)
CATEGORIA DE MAQUIAGEM SELECIONA SEUS FINALISTAS
A Academia continua sua árdua tarefa de afunilar as várias produções para as pouquíssimas vagas das categorias. Se já é difícil reduzir para cinco filmes, imagina para três! A categoria de maquiagem e cabelo costuma premiar fantasias e ficções científicas, justamente pela criação de personagens que demandam uma maquiagem mais caprichada como foram os trabalhos da lenda Rick Baker, vencedor de oito Oscars, e responsável por gemas da maquiagem como Um Lobisomem Americano em Londres, Homens de Preto e O Grinch.
Infelizmente, nem sempre temos bons concorrentes nesse estilo de maquiagem, por isso, muitos vencedores do Oscar acabam se destacando pela maquiagem de envelhecimento, como foi o caso de O Curioso Caso de Benjamin Button e A Dama de Ferro.
Este ano, temos uma combinação de ambos os tipos. Os sete finalistas são:
- Deadpool (Deadpool)
- A Vingança Está na Moda (The Dressmaker)
- Florence: Quem é Essa Mulher? (Florence Foster Jenkins)
- Ave, César! (Hail, Caesar!)
- Um Homem Chamado Ove (A Man Called Ove)
- Star Trek: Sem Fronteiras (Star Trek Beyond)
- Esquadrão Suicida (Suicide Squad)

Meryl Streep e um envelhecido Hugh Grant em cena de Florence: Quem é Essa Mulher? (pic by moviepilot.de)
Esses três filmes em laranja são minhas apostas para preencher as 3 vagas da categoria. Acredito que Star Trek e Florence são garantidos. Deadpool eu incluiria pelo maquiador Bill Corso (vencedor do Oscar por Desventuras em Série) e pelo sucesso estrondoso comercial, já que a maquiagem praticamente se restringe às queimaduras de rosto do protagonista. Se a Academia não for na onda da bilheteria, pode voltar a indicar uma produção sueca como fez este ano com O Centenário que Fugiu Pela Janela e Desapareceu, já que Um Homem Chamado Ove também envelhece seu ator para o papel do velho amargo da trama. A presença de A Vingança Está na Moda nessa lista é a maior surpresa. Andei vendo algumas imagens do filme e acredito que os cabelos das personagens foram os responsáveis pela inclusão do filme.
Quanto ao vitorioso, indubitavelmente, concederia o Oscar para Star Trek: Sem Fronteiras, que fez um excelente trabalho na criação dos personagens, principalmente em Idris Elba e Sofia Boutella, que ficaram irreconhecíveis. Caso vença, será o segundo filme premiado com o Oscar de Maquiagem da nova série de filmes iniciada com J.J. Abrams.
***
No dia 07 de janeiro, os membros do departamento assistirão aos clipes dos finalistas e votarão nos 3 melhores. As indicações serão anunciadas no dia 24 de janeiro.