‘Spotlight’ leva o SAG Awards 2016

spotlight cast sag

Da esquerda para a direita: Billy Crudup, Brian d’Arcy James, Mark Ruffalo, Rachel McAdams, Michael Keaton e Liev Schreiber. Vitória de Melhor Elenco por Spotlight – Segredos Revelados (photo by abc.net.au)

DRAMA JORNALÍSTICO CONSEGUE SOBREVIDA EM CORRIDA RUMO AO OSCAR

Quando dizemos que este Oscar é o mais imprevisível dos últimos anos, não se trata de uma expressão gratuita. Acompanhe: O Regresso conquistou o Globo de Ouro, A Grande Aposta levou o PGA, e agora, Spotlight fica com o SAG, depois de faturar o Critics’ Choice. Qual deles leva o Oscar de Melhor Filme?

Este ano, os prêmios de cinema não poderiam ser mais pulverizados. Cada categoria reconheceu um filme diferente: O Regresso, O Quarto de Jack, Beasts of No Nation e A Garota Dinamarquesa foram os demais premiados. Contudo, não houve surpresas, já que Idris Elba levou Ator Coadjuvante porque Sylvester Stallone não estava concorrendo por Creed: Nascido Para Lutar.

Já pela categoria de Atriz Coadjuvante, dá pra se ter uma idéia melhor do que pode acontecer no Oscar, pois quase todas as candidatas ali presentes também disputam o Oscar: Rooney Mara, Rachel McAdams, Kate Winslet, com exceção de Jennifer Jason Leigh. Considerada a categoria mais fraudulenta deste ano por abrigar performances de papéis protagonistas, a vitória de Vikander pode soar bastante injusto para Leigh e Winslet, que claramente são secundárias. Em termos de performance, claro que a interpretação de Vikander merece inúmeros elogios e prêmios por sua Gerda de A Garota Dinamarquesa.

22nd Annual Screen Actors Guild Awards - Press Room

A belíssima Alicia Vikander posa com sua estatueta de Melhor Atriz Coadjuvante por A Garota Dinamarquesa (photo by Steve Granitz through instyle.com)

Depois da grande polêmica racista de falta de diversidade nas indicações ao Oscar, questionamos o que aconteceria com as próximas vitórias de artistas negros. O levantamento da questão: “Será que ganhou por méritos ou por causa da polêmica e defesa de cotas?” era inevitável. Como qualquer cinéfilo livre de preconceitos, eu sei que os atores negros premiados ontem merecem os devidos prêmios que ganharam unicamente por seus talentos: Viola Davis (How to Get Away with Murder), Uzo Aduba (Orange is the New Black), Queen Latifah (Bessie) e Idris Elba – duas vezes (Beasts of No Nation e Luther), mas politicamente falando, fica essa dúvida no ar. E isso é péssimo pra indústria e para a Arte em si, pois abala a credibilidade de seus próprios méritos. Vale lembrar que quando o elenco de Orange is the New Black subiu ao palco pra receber o prêmio, uma das atrizes falou algo como: “Quando se fala de diversidade, este elenco prova o contrário”, ou seja, repercute, e esse tipo de questão racial jamais deveria interferir.

22nd Annual Screen Actors Guild Awards - Press Room

Idris Elba vence duas vezes na mesma noite por Beasts of No Nation como Ator Coadjuvante e por Luther como Ator de Telefilme ou Minissérie. (Photo by Frazer Harrison/Getty Images through huffingtonpost.ca)

Viola Davis SAG How to geat away

Viola Davis vence como Melhor Atriz em Série Dramática por How to Get Away with Murder (photo by sandiegouniontribune.com)

Queen-Latifah-Frazer-Harrison1

Queen Latifah leva o prêmio de Atriz em Telefilme ou Minissérie por Bessie (photo by theboombox.com)

Uzo Aduba Orange SAG

Uzo Aduba também levou dois prêmios na mesma noite. Um como Atriz em Série de Comédia ou outro como Elenco de Comédia, ambos por Orange is the New Black (photo by REX/Shutterstock through metro.co.uk)

Confira os vencedores do 22 SAG Awards:

CINEMA

ELENCO: Spotlight

ATOR: Leonardo diCaprio (O Regresso)

ATRIZ: Brie Larson (O Quarto de Jack)

ATOR COADJUVANTE: Idris Elba (Beasts of No Nation)

ATRIZ COADJUVANTE: Alicia Vikander (A Garota Dinamarquesa)

TELEVISÃO

ELENCO DRAMA: Downton Abbey

ELENCO COMÉDIA: Orange is the New Black

ATOR DRAMA: Kevin Spacey (House of Cards)

ATRIZ DRAMA: Viola Davis (How to Get Away with Murder)

ATOR COMÉDIA: Jeffrey Tambor (Transparent)

ATRIZ COMÉDIA: Uzo Aduba (Orange is the New Black)

ATOR EM TELEFILME OU MINISSÉRIE: Idris Elba (Luther)

ATRIZ EM TELEFILME OU MINISSÉRIE: Queen Latifah (Bessie)

DUBLÊS CINEMA: Mad Max: Estrada da Fúria

DUBLÊS TV: Game of Thrones

Anúncios
Deixe um comentário

3 Comentários

  1. Hugo

     /  janeiro 31, 2016

    Eu esperava que Idris Elba ganhasse o prêmio de ator coadjuvante. Só estava preocupado q, por causa dos debates sobre diversidade, parecesse prêmio de consolação; o que seria muito injusto. Das performances de ator coadjuvante q eu conferi, a dele (junto à de Tom Hardy) é a que eu mais gosto. Algumas pessoas acham q ele está caricato em “Beasts of no Nation”, mas eu curti. Acho que os membros do SAG o premiaram duplamente para deixar claro q a intenção não era preencher cotas.

    Reparou q das 6 categorias individuais de TV, 4 foram vencidas por negros? E, como vc ressaltou, parece q todas foram vitórias justas, baseadas apenas na análise do trabalho. Acho q é assim q deve ser. O desafio agora é ampliar a diversidade no cinema tb.

    Fiquei mt feliz com a vitória da Alicia. Acho q o Oscar já é quase certeza, né?

    Ainda n consigo entender essa unanimidade em relação à Brie Larson. Tenho q rever “Room” para descobrir essa performance q está dominando as premiações! Hahaha… No Oscar, minha favorita ainda é Charlotte Rampling, apesar de achar difícil sua vitória. Acho q a galera tá votando no automático, indo com a maré, sem analisar adequadamente os desempenhos.

    “Spotlight” é um filme bom para ganhar prêmio de melhor elenco, mas acho q isso n significa necessariamente q seja o melhor filme.

    Agora vamos esperar pelo DGA e pelo BAFTA, né?

    Abraço.

    Responder
    • Olá, Hugo!

      Achei as vitórias dos atores negros uma resposta direta à polêmica. Ficou essa forte sensação de que Hollywood queria apaziguar os ânimos mais exaltados ao mesmo tempo em que reconhecia o talento de todos os premiados.

      Desde o início da temporada, só ouvi elogios desses mesmos atores: Idris Elba, Viola Davis, Uzo Aduba e Queen Latifah, inclusive todos estavam super bem cotados para levar o Globo de Ouro desse ano. Para quem acompanha seus trabalhos, sabe que todos eles têm capacidade de vencerem os prêmios sem a ajuda de qualquer discussão racista ou anti-racista, mas infelizmente, esse protesto levantado pelo xarope do Spike Lee e depois por Jada Pinkett acabou gerando essa dúvida: “Será? Teve manipulação nesses votos?”. Embora tenhamos convicção da qualidade dos vencedores, questionamos os valores como qualquer cidadão comum.

      Pra mim, atores negros mereciam quaisquer prêmios há muito tempo. Só pra citar dois exemplos mais antigos: Whoopi Goldberg e Oprah Winfrey em ‘A Cor Púrpura’, seu filme favorito do Spielberg. E acima de tudo, gostaria muito que eles ganhassem por papéis comuns a qualquer raça como um personagem cozinheiro, vereador, agricultor, escritor… e não apenas em papéis tipicamente negros como escravo, empregado doméstico, mordomo, motorista etc. Acho que esse rótulo todo já deu… como essa coisa de filme de judeus e nazistas. Já deu!!! Rs

      Voltando….

      Grande novidade, Hugo! Eu vi ’45 Anos’ e ‘A Garota Dinamarquesa’ finalmente. Só posso dizer que são dois dos melhores filmes que vi dessa temporada, muito graças às suas atrizes. Fiquei de coração partido com as performances de Rampling e Vikander. Assim como vc, estou torcendo fielmente para que ambas vençam no Oscar. Seria um deleite! Sei que Vikander não é coadjuvante, nem aqui, nem na Suécia, mas ver sua atuação reconhecida faz até a gente esquecer dessa fraude toda… E quanto a Rampling, que papel foi esse? Com aquela carta, a vida toda de sua Kate é revista e rebaixada. Ela se sente horrível por sempre ser a segunda opção e de não poder prover um filho. Acho que vale também destacar a direção de Andrew Haigh, que toma todas as decisões certas sendo minimalista. Se fosse qualquer outro diretor, o filme soaria como dramático demais.

      Enfim… acho que Vikander deve levar. Ainda mais que Rooney Mara deu uma sumida do mapa dos prêmios.

      Apesar do prêmio de Elenco do SAG não significar uma grande carta na manga, não deixa de ser um importante reconhecimento para a campanha do Oscar. Agora, as coisas estão muito alinhadas entre ‘Spotlight’, ‘A Grande Aposta’ e ‘O Regresso’… Acho que o DGA tem mais chances de dar uma luz!

      Abraços e nos falamos!

      Responder
      • Hugo

         /  fevereiro 3, 2016

        Pra mim, as melhores interpretações femininas do ano são de Alicia Vikander, Charlotte Rampling, Saoirse Ronan e Kristen Stewart. Como essa última não foi indicada ao Oscar, a vencedora tem q ser a Alicia mesmo! Acho q a personagem de Kate Winslet (apesar desta ser sempre ótima) não tem cenas boas o suficiente para ser considerada uma ameaça. Engraçado q, qd o resultado da “fraude de categoria” nos agrada, a gente nem liga, né? hahaha…

        Já estou me preparando para o absurdo de assistir Charlotte perdendo o Oscar para Brie Larson. Vou acabar ‘garrando’ ódio dessa moça. Hahaha… O pior é q nesse ano n temos Rampling no BAFTA para q uma possível vitória dê uma levantada em sua campanha! Diante da atual configuração, iria adorar se Vikander ganhasse na categoria principal do BAFTA tb.

        Ainda tenho esperança que “A Grande Aposta” ou “O Regresso” levem o Oscar. Sobre esse último, quem sabe o BAFTA não o traz com força total de volta à corrida para melhor filme? Lembrando que Iñárritu não ganhou nenhum BAFTA no ano passado. Pode ser q eles queiram compensá-lo esse ano, assim como fez o “Globo de Ouro”.

        Eu realmente n consigo falar pouco! Mas é pq agora já começo a pensar nas possibilidades da próxima premiação, o BAFTA. Aí são necessários mts caracteres. Hahaha…

        Abraço.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: